sexta-feira, 4 de março de 2011

2 OU 3 REUNIDOS EM MEU NOME!

BASE BÍBLICA: S Mateus 18.20
Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Interpretação popular (há duas, para este versículo):
1) Onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Jesus, ali há uma igreja.
2) Onde estiverem dois ou três reunidos em nome de Jesus, Ele promete estar presente.

Considerações:
1) Duas ou três pessoas reunidas em nome de Jesus não constituem, necessariamente, uma igreja.

2) Jesus se faz presente com qualquer número de pessoas, nem que seja apenas uma (Mateus 6.6).


Interpretação correta:
Em Mateus 18.15-20 Jesus tão somente está nos ensinando como devemos executar a disciplina eclesiástica. As duas ou três pessoas de que fala o texto são as testemunhas que Ele exige para a validação de um caso disciplinar (citadas no versículo 16).

O que Jesus está dizendo é mais ou menos o seguinte: "Se vocês praticarem a disciplina eclesiástica do jeito que eu estou ensinando, com duas ou três testemunhas verdadeiras, eu estarei aprovando o processo disciplinar de vocês e tudo quanto vocês ligarem na terra será ligado no céu; e tudo quanto vocês desligarem na terra será desligado no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário